Tendo em vista o extraordinário aumento do número de empresas certificadas segundo padrões normativos internacionais de qualidade que visam evidenciar claramente a valorização e respeito aos seus clientes, além de sua diferenciação no mercado cada vez mais competitivo, a Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP desenvolveu um Curso de Especialização – Modalidade Extensão Universitária em SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

FEQ 0305 – “Estatística Básica Aplicada”

FEQ 0312 – “Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade”

FEQ 0315 – “Sistema de Gestão da Qualidade”

FEQ 0316 – “Ferramentas para Melhoria da Qualidade”

FEQ 0317 – “Auditoria da Qualidade”

FEQ 0318 – “Gestão de Projetos”

FEQ 0320 – “Sistema de Gestão da Qualidade Avançado”

FEQ 0322 – “Técnicas Eficazes de Comunicação”

FEQ 0323 – “Melhoria de Processos (6 Sigmas) Parte I”

FEQ 0324 – “Melhoria de Processos (6 Sigmas) Parte II”

FEQ 0325 – “ Integração dos Sistemas de Gestão Ambiental, Segurança /Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social ao Sistema de Gestão da Qualidade”

FEQ 0326 – “Tópicos Especiais”

Inscreva-se

18 parcelas de 1.027,77

R$ 18.500,00

Período de oferecimento: 15/01/2019 até 31/07/2020.

Horários:

Terças e Sextas

19h30 as 22h30

OU

Sábados

9h00 as 12h00 e 13h00 as 16h00

Local: Avenida Paulista, número 2300, 15º andar.

Ementa:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE ENGENHARIA QUÍMICA COORDENADORIA DE EXTENSÃO

Especialização em

“Sistemas de Gestão da Qualidade”

INFORMAÇÕES
Inscrições: www.extecamp.unicamp.br

Pré-requisito: Nível Superior
Carga horária: 360 (Presencial)
Critério de Admissão: ordem de inscrição

CURSO OFERECIDO EM SÃO PAULO

Responsável: Prof. Dr. Milton Mori

Contatos:
Fone: 3521-4133/ 3521-3911 E-mail: extensao@feq.unicamp.br

 

 OBJETIVOS DO CURSO

 

Tendo em vista o extraordinário aumento do número de empresas certificadas segundo padrões normativos internacionais de qualidade que visam evidenciar claramente a valorização e respeito aos seus clientes, além de sua diferenciação no mercado cada vez mais competitivo, a Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP desenvolveu um Curso de Especialização – Modalidade Extensão Universitária em SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE.

O curso tem por objetivo capacitar os gestores e responsáveis dos sistemas de gestão das indústrias dos mais variados segmentos com as mais recentes e inovadoras ferramentas de gestão disponíveis para implementação de sistemas de gestão da qualidade. Para isso, serão abordados temas tais como: gestão por processos; melhoria contínua; superação de metas, redução de custos; satisfação de clientes; controle estatístico de processos, dentre outros. Os alunos poderão ser qualificados para atuarem como auditores internos através de uma abordagem factual para tomada de decisões.

PERFIL DO CURSO

O corpo docente possui profissionais experientes que atuam no mercado buscando vantagens competitivas, economia nos projetos e na produção, melhoria do desempenho dos fornecimentos, gerenciamento adequado da produção, prevenção de problemas antes de sua ocorrência a fim de se realizar melhores vendas, com maior satisfação e fidelização dos clientes, aumentando a rentabilidade e competitividade das empresas.

Estão previstas 12 disciplinas obrigatórias, a saber: Sistema de Gestão da Qualidade; Sistema de Gestão da Qualidade Avançado; Ferramentas para Melhoria da Qualidade; Estatística Básica Aplicada; Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade; Técnicas Eficazes de Comunicação; Auditoria da Qualidade; Integração dos Sistemas de Gestão Ambiental, Segurança, Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social ao Sistema de Gestão da Qualidade; Melhoria de Processos (6 Sigmas) Parte I; Melhoria de Processos (6 Sigmas) Parte II; Gestão de Projetos; Tópicos Especiais.

DIFERENCIAIS

 

Um dos principais diferenciais deste curso é a possibilidade de se capacitar para a condução de auditorias internas do sistema de gestão da qualidade, bem como para as empresas e indústrias que possuem ou pretendem implantar sistemas integrados de gestão (qualidade, meio ambiente, saúde, segurança, sociedade).

Além disso, há uma disciplina para atender as necessidades e esclarecer as dúvidas dos profissionais que estão em fase de implantação do sistema de estão da qualidade (Gestão de Projetos).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

FEQ 0305 – “Estatística Básica Aplicada”

Carga horária: 30

Ementa: Introdução à estatística. Processo de aprendizagem. Aquisição de dados. Análise exploratória de dados. Conceitos básicos. Distribuição de frequências e histograma. Medidas de localização. Medidas de variabilidade. Algumas medidas adicionais. Outras análises descritivas. Descrição de dados por gráficos. Distribuição de frequências e histograma. Boxplot. Diagrama de dispersão. Gráfico de tendências. Dotplot. Diagrama de Pareto. Modelos probabilísticos. Introdução. Modelos de variáveis discretas. Modelos para variáveis contínuas. Função de densidade de probabilidade. Função de distribuição acumulada (FDA). Distribuição normal. Distribuição Log. normal. Estimação e distribuições amostrais. Introdução. Amostragem, população e amostra. Amostragem. População (ou universo estatístico) e amostra. Amostragem aleatória simples. Parâmetros e estatísticas. Distribuição amostral. Intervalo de confiança. Intervalo de confiança para média. Intervalo de confiança para variâncias. Intervalo de confiança para a razão de duas variâncias. Intervalo de confiança para proporções. Intervalo de confiança para a diferença de duas médias. Estimativa do tamanho amostral. Tamanho da amostra para estimar a média. Tamanho da amostra para estimar proporções. Teste de hipóteses. Introdução. Construindo um teste. Teste sobre a média de uma população. Teste sobre proporções. Testes unilaterais ou bilaterais. Erro do tipo I e II. Curvas características de operação (potência de um teste). Teste de hipóteses para a diferença entre duas médias. Amostras aleatórias independentes de duas populações. Amostras pareadas. Regressão linear múltipla. Desenvolvimento matemático. Estimativa dos parâmetros do modelo. Teste de hipóteses em regressão linear. Intervalo de confiança sobre a resposta média. Predição de novas observações. Avaliação da eficiência do modelo de regressão.

FEQ 0312 – “Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade”

Carga horária: 30

Ementa: Introdução. Interpretação dos requisitos da Norma ISO- 9001:2000. Planejamento da qualidade. Etapas de implantação. Requisitos de documentação. Responsabilidade da alta administração. Gestão de recursos. A importância da comunicação. Interna. Externa. Formação dos grupos de implantação. Monitorização e medição de desempenho. Indicadores de desempenho. Estabelecimento de rotinas. Plano de ações. Ações corretivas e preventivas. Método de análise e solução de problemas. Ciclos de ação corretiva. Ações preventivas. Procedimentos (documentos) do SGQ. Procedimentos Mandatórios em SGQ. Manual da qualidade.

FEQ 0315 – “Sistema de Gestão da Qualidade”

Carga horária: 30

Ementa: Introdução. Histórico. Conceitos. Qualidade. Processo de planejamento. Processo de controle. Processo de melhoria contínua. Processo de gerenciamento. Custos da qualidade. Evolução da qualidade e custos. Categorias de custos da qualidade. Sistemas da qualidade e padrões Normativos. Série ISO – 9000. Sistema de gestão para setores industriais (automotivo, eletrônico, aeronáutico, etc.). Prêmios nacionais da qualidade (PNQ, outros). Ferramentas da qualidade. Estatística aplicada à qualidade. Métodos de inspeção.

FEQ 0316 – “Ferramentas para Melhoria da Qualidade”

Carga horária: 30

Ementa: Ferramentas estatísticas. Folhas de verificação. Histograma. Diagrama de causa e efeito. Gráfico de Pareto. Gráfico de controle. Estratificação. Diagrama de dispersão. Ferramentas gerenciais. Diagrama de afinidade. Diagrama de relação. Diagrama de matrizes. Diagrama de árvore. Diagrama de correlação. Ferramentas auxiliares.

Brainstorming. Fluxograma. Controle estatístico de processo (CEP). Conceitos estatísticos básicos. Princípios de gráfico de controle. Capabilidade de processos.

FEQ 0317 – “Auditoria da Qualidade”

Carga horária: 30

Ementa: Auditorias de sistema, produto e processo. Classificação de auditorias. Auditoria de primeira parte. Auditoria de segunda parte. Auditoria de terceira parte. Tipos de auditorias. Auditorias de certificação de sistemas. Saídas da auditoria. Relatórios de não conformidade. Relatórios de ação corretiva. Relatórios de ação preventiva. Oportunidades de melhorias. Gestão da auditoria. Estágios da auditoria. Técnicas de auditoria. Realização de auditoria. Qualificação de auditores. Competências do auditor. Habilidades pessoais – características da personalidade. Treinamentos formais e práticos. Educação. Experiência profissional. Certificação de auditores – IRCA.

FEQ 0318 – “Gestão de Projetos”

Carga horária: 30

Ementa: Introdução e conceitos. Estrutura do gerenciamento de projetos. Introdução. Introdução às organizações. Escolas de pensamento. Estruturas organizacionais: análises das diversas arquiteturas. Cultura e clima organizacional. Aprendizagem organizacional. Cenários para as novas estruturas organizacionais. Definições. O que é um projeto? O que é Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ? O que é gerenciamento de projetos? Como o gerenciamento de projetos está relacionado com outras disciplinas? Como o gerenciamento de projetos está relacionado ao sistema de gestão da qualidade – SGQ? Project Management Institute e a Certificação PMP (Project Management Professional). Uma visão dos sistemas de gerenciamento de projetos: fases, ciclo de vida e organização do projeto. Habilidades dos gerentes de projetos da qualidade. Grupos de processos de gerenciamento de projetos da qualidade. Desafios em gerenciamento de projetos e visão estratégica para negócios futuros. Processos de gerenciamento de projetos. Processo de iniciação. Processo de planejamento. Processo de execução. Processos de monitoramento e controle. Processo de encerramento. Gerenciamento da integração e do escopo em um projeto de SGQ. Integração. Conceitos básicos e visão geral. O papel dos intervenientes e patrocinadores. Conceito de programa. Relacionamento entre os intervenientes. Aspectos organizacionais, gerenciais e socioeconômicos. Processos de gerenciamento. Desenvolvimento do plano do projeto. Execução do plano do projeto. Controle de mudanças no projeto. Escopo. Escopo com o cliente e escopo com os fornecedores e subcontratados. Atividades iniciais. Planejamento do escopo. Definição do escopo. Workbreakdown structure. Verificação do escopo. Controle de mudanças de escopo. Matriz de responsabilidades. Desenvolvimento do plano do projeto. Execução do plano do projeto. Necessidade do comprometimento da alta gerência. Gerenciamento de tempo. Tempo. Estruturas analíticas de projeto (EAP). Definição das atividades. Sequenciamento das atividades. Rede lógica de precedências. Diagramas ADM e PDM. Estimativo de duração das atividades. Método PERT/CPM. Desenvolvimento da programação. Controle da programação. Curvas-S de acompanhamento de progresso físico previsto e realizado. Caminho crítico. Folgas. Gerenciamento de custos. Custos. Nivelamento de recursos. Ciclos de planejamento e controle. Fluxo de caixa. Plano de contas. Custos diretos e indiretos. Planejamento dos recursos. Estimativa de custos dos recursos. Orçamento. Controle do custo. Composições de custos unitários. Custos unitários de serviços, equipamentos, materiais e mão de obra. Diagrama de Pareto. Atualização de custos. Método “Earned Value”. O papel da tecnologia de informação. Bancos de dados de custos. Ciclos de planejamento e controle. Importância dos cronogramas do projeto. Definição das atividades do projeto. Sequência das atividades do projeto. Estimativa de duração das atividades do projeto. Desenvolvimento do cronograma. Controle de mudanças do cronograma do projeto. Planejamento de recursos. Estimativa do custo do projeto. Orçamento do custo do projeto. Controle de custo do projeto. Gerenciamento da qualidade e da comunicação de um projeto de implantação de um SGQ. Qualidade. Qualidade dos projetos. Moderno gerenciamento da qualidade. Planejamento da qualidade. Garantia da qualidade. Controle da qualidade. Melhoria da qualidade em projetos. Comunicação. Planejamento das comunicações. Distribuição das informações. Relatórios de progresso. Fechamento administrativo. Sistema de aprovações. Tecnologia de informação e comunicações. Repositórios de arquivos digitais acessíveis via Internet. Ambiente colaborativo via internet, para o gerenciamento das comunicações oficiais do projeto. Registro de contatos telefônicos. Registro de informações transmitidas em reuniões à distância por teleconferência ou vídeo conferência. Planejamento da comunicação. Distribuição da informação. Relato do desempenho do projeto. Fechamento administrativo. Gerenciamento de recursos humanos. Recursos humanos – gestão de pessoas. Planejamento de recursos humanos. Ferramentas e técnicas (Matriz de responsabilidades, etc.). Contratar ou mobilizar a equipe do projeto de SGQ. Relatório de desempenho. Gerenciar as partes interessadas. Gerenciamento de riscos do projeto de SGQ. Riscos. Fatores de riscos. Identificação dos riscos do projeto. Quantificação dos riscos avaliação dos impactos e da importância dos fatores de risco. Desenvolvimento do plano de contingências e resposta aos riscos. Controle do plano de contingências. Teoria da decisão. Origem comum dos riscos nos projetos. Identificação do risco. Quantificação do risco. Desenvolvimento de respostas ao risco. Controle das respostas do risco. Gerenciamento de aquisições. Aquisições. Planejar compras e aquisições. Planejar contratações. Solicitar respostas dos fornecedores. Selecionar fornecedores. Administração de contrato. Encerramento do contrato. Escritórios de projetos e PMI – Project Management Institute. Estruturação de escritórios de projetos e o “escritório de SGQ”. Papéis do escritório de projetos, modelos alternativos. Implementação de um escritório de projetos. Estudos de caso. Project Management Institute – PMI. Instituto PMI. Certificações – PMP. Metodologia PMBoK – Project Management Body for Knowledge. Estruturação da uma metodologia. Desenvolvimento de um projeto de implantação de SGQ. Apresentação do projeto desenvolvido durante o curso. Todos os participantes deverão apresentar juntamente com seu grupo apontando as dificuldades e habilidades e conhecimentos que aprimoraram. Acompanhamento dos projetos aplicados ao SGQ. Durante o curso os participantes desenvolverão um projeto em grupo, esses trabalhos serão acompanhados durante o período da disciplina

FEQ 0320 – “Sistema de Gestão da Qualidade Avançado”

Carga horária: 30

Ementa: Planejamento da qualidade do produto. Introdução. Histórico dos sistemas de gestão da indústria automotiva. As fases do planejamento da qualidade. Planejamento e definição do programa do veículo. Verificação do projeto e desenvolvimento do produto.Validação do produto e do processo. Avaliação dos resultados e tomada de ações para melhoramento. Ferramentas da qualidade aplicáveis ao longo do desenvolvimento. Estudos de capacidade do processo. Estudos de capacidade do sistema de medição. Conceitos de manufatura enxuta – “lean manufacturing”. Estudos dos modos potenciais de falhas do produto e do processo. Processo de aprovação de peças para a produção. Introdução. A aplicação documental para aprovação das peças para a produção. Conceito de lote significativo de produção. Requisitos documentais obrigatórios. Estratégias para os casos de não atendimento total aos requisitos de apresentação da amostra. Notificação obrigatória ao cliente. Notificação não obrigatória ao cliente. Manutenção e guarda e atualização dos registros de aprovação da amostra. Análise dos modos de falha e seus efeitos (FMEA). Introdução. Aplicação, conceitos e terminologia. Desenvolvendo o estudo de FMEA. Formação da equipe de trabalho. Aplicação dos conceitos de severidade das falhas. Aplicação dos conceitos de controles preventivos e controles de detecção das falhas. Aplicação dos conceitos de taxa de ocorrência das falhas. Análise dos resultados e priorização para tomadas de ações preventivas. Registros, guarda e atualização da documentação.

FEQ 0322 – “Técnicas Eficazes de Comunicação”

Carga horária: 30

Ementa: Introdução às técnicas de Negociação. Técnicas de apresentação em Público. Qualidade de Vida no Trabalho / Gestão de Mudanças. Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal. Empreendedorismo. Gestão de Inovação. Programa de Avaliação de Desempenho. Responsabilidade Social / Cidadania Corporativa.

FEQ 0323 – “Melhoria de Processos (6 Sigmas) Parte I”

Carga horária: 30

Ementa: Introdução à metodologia 6 Sigma e ao Minitab. Análises de processos usando estatísticas descritivas, dotplots, gráficos e séries temporais. Gráficos de dispersão. Testes de hipóteses. Poder e tamanho da amostra. Análise de Variâncias. Correlação e Regressão. Análise do Sistema de Medição. Análise de Concordância de Atributos.

FEQ 0324 – “Melhoria de Processos (6 Sigmas) Parte II”

Carga horária: 30

Ementa: Cartas de Controle para dados contínuos e de atributos. Análise de Capacidade para dados contínuos e de atributos. Planejamento de Experimentos: experimentos fatoriais completos e fracionados. Otimização de múltiplas respostas.

FEQ 0325 – “ Integração dos Sistemas de Gestão Ambiental, Segurança /Saúde Ocupacionale Responsabilidade Social ao Sistemade Gestão da Qualidade”

Carga horária: 30

Ementa: Visão geral da gestão integrada. Nova visão de negócios: triple bottom line. Sistema de gestão da responsabilidade social norma SA 8000: 2001. Introdução à responsabilidade social empresarial ou corporativa: novo conceito de sustentabilidade geral, a valorização da ética nos negócios, capital intangível, introdução às normas de trabalho, códigos de ética, introdução à SA 8000 e aos requisitos da responsabilidade social, o futuro dos negócios em um ambiente socialmente responsável (investimentos socialmente responsáveis). Sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional: norma OHSAS 18001:2007. Levantamento de perigos e riscos, Legislação de segurança e saúde ocupacional. Norma ISSO 14001:2004, requisitos legais e outros; sistema de gestão ambiental; a degradação ambiental, poluição atmosférica, efeito estufa, chuvas ácidas, buracos na camada de ozônio, contaminação das águas, evolução dos conceitos e práticas de gestão ambiental, auditorias ambientais, histórico, atuação responsável, princípios do desenvolvimento sustentável. Levantamento dos aspectos e impactos ambientais; Gerenciamento de resíduos. Planos de ações de emergencial.

FEQ 0326 – “Tópicos Especiais”

Carga horária: 30

Objetivos: Esta disciplina pretende abordar temas diversos que não foram abordados nas disciplinas específicas, mas que são de grande importância para a formação do especialista.

1. Análise de Riscos e Ações Preventivas (Plano de Continuidade de Negócios, Riscos nas Aquisições, terceirizações e seleção de fornecedores); (9hs) –

2. Fundamentos para excelência em Gestão – Modelo do Prêmio Nacional da Qualidade –PNQ da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ; (12hs)

3. Gerenciamento de Processos de Negócios – BPM (Business Process Management); (09hs)